segunda-feira, 28 de junho de 2010

São Pedro


“ Simão Pedro, respondendo, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus respondeu-lhe: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim Meu Pai que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 16:19).

“ Jesus disse a Simão (Pedro): "Simão, filho de João, tu Me amas mais do que estes? "Ele lhe respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Jesus lhe disse: "Apascenta Meus cordeiros". Segunda vez disse-lhe: "Simão filho de João, tu Me amas? - "Sim, Senhor”, disse ele, “tu sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Apascenta Minhas ovelhas". Pela terceira vez lhe disse: "Simão filho de João, tu Me amas? Entristeceu-se Pedro porque pela terceira vez lhe perguntara “Tu Me amas?” e lhe disse: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo". Jesus lhe disse: "Apascenta Minhas ovelhas.”

E perante tais palavras, na minha humilde condição de mortal, peço que também a mim, Simão, mais conhecido por S. Pedro me abra as portas que estão fechadas, portas essas que me conduzirão aos Céus, Céus que imagino de Paraíso, um mundo irreal onde a felicidade flutua. Apelo também que me trazei o meu “pecador”, pois terá o mesmo nome de seu irmão, que se tornara também fiel a Jesus, tal como eu gostava que se me tornasse fiel e apascentai-nos a ambos.
S. Pedro é também símbolo de Pedra e rocha, não peço que me torne o meu coração tão duro, mas que fazei cada pedra em meu caminho em migalhas de areia, ou, simplesmente, fazei-mas guardar de modo a construir pontes, capazes de derrubar os muros, sem os ter que destruir…


HEsteves

Sem comentários:

Enviar um comentário