quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quarta Carta

" (...) Que dificil é resolvermo-nos a duvidar da lealdade de quem amamos!(...) atormentaste-me com a tua insistência, inflamaste-me com o teu ardor, encantaste-me com a tua delicadeza, confiei nas tuas juras, seduziu-me a minha inclinação violenta, e o que se seguiu a tão agradável e feliz começo não são mais que suspiros, lágrimas e uma triste morte que julgo sem remédio.(...)Fiquei deslumbrada e abandonei-me a ti perdidamente.(...)
Bem sei que é tão fácil para ti desprenderes-te de mim como foi para mim prender-me a ti. (...) Razões de honra levam-te a abandonar-me - fiz eu algum caso da minha?(...)
Bem sei que te amo perdidamente; no entanto, não lamento a violência dos impulsos do meu coração; habituei-me à sua tirania, e já não poderia viver sem este prazer que vou descobrindo: amar-te entre tanta mágoa.(...)
Tal vazio e tal insesibilidade não me convêm. Toda a gente já se apercebeu da completa mudança do meu carácter, dos meus modos de ser(...) Todos se comovem com o meu amor, só tu ficas profundamente indiferente (...) Tudo o que fazem para me confortar agrava o meu sofrimento, e nos próprios remédios encontro razões de aflição. (...)
Conheces de mais o que se seguiu a este começo; e, embora não tenha de te poupar, não devo falar-te nisso, com receio de te tornar ainda mais culpado, se possivel, do que já és.(...)
Não sei se será mais sensivel à crueldade e à frieza de outra mulher do que foste à minha generosidade. Será possivel que gostes de quem te faça mal? Mas antes de te envolveres numa grande paixão, pensa bem no horror do meu sofrimento, na incerteza dos meus planos, na contradição dos meus sentimentos...na minha confiança, no meu desespero(...)
Não esperava ser tratada assim por ninguém: devias lembrar-te do meu pudor, da minha confusão, da minha vergonha, mas tu não te lembras de nada que te possa levar a ganhar amor por mim contra a tua vontade.
(...) Já não ouso pedir-te que me queiras. Vê ao que me reduziu o meu destino. Adeus"

Mariana Alcoforado

Sem comentários:

Enviar um comentário