quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quinta Carta

" Escrevo-lhe pela última vez (...)Quantas lágrimas não me causou esta decisão(...)
Só conheci o desvario do meu amor quando me esforcei, por todas as formas, para me curar dele, e temo que nem ousasse tentá-lo se pudesse prever tanta dificuldade e tanta violência(...)
Suportei o seu desprezo, e teria suportado o ódio e o ciúme que me provocaria a sua afeição por outra!Pelo menos teria uma paixão para combater. Mas a sua indiferença é intolerável(...)
Penso que pode estar satisfeito com o mal que me causa, qualquer que fosse a sua intenção de me desgraçar.(...) Porque me deu a conhecer a imperfeição e o desencanto de uma afeição que não deve durar eternamente, e a amargura que acompanha um amor violento, quando não é correspondido?E porque razão uma cega inclinação e um cruel destino persistem, quase sempre, em prender-nos áqueles que só são sensiveis a outros?
(...) Embora já não me sinta obrigada a respeitá-lo, não poderia decidir-me a tão cruel vigança, mesmo se isso viesse a depender de mim, por uma mudança que não antevejo(...)
Conheço sobejamente o meu destino para tentar mudá-lo(...) Como vê reconheço, a sangue frio, que podia ser mais digna de dó do que sou; e, pelo menos uma vez na vida falo-lhe com ponderação. Quanto lhe agradará a minha moderação, e como ficará satisfeito comigo!(...)
Nunca reflectiu na maneira como me tem tratado? Nunca pensou que me deve mais obrigações do que a qualquer outra pessoa? Amei-o como uma louca e tudo desprezei!O seu procedimento não é de um homem honesto(...) Sinto-me forçada a confessar que tenho motivos para o odiar mortalmente (...) Desde o início, ingenuamente, acostumei-o a uma paixão desenfreada, e é preciso algum engenho para nos fazermos amar(...)

Mariana Alcoforado

3 comentários:

  1. Diz tudo...mas a ultima frase,para mim,já foi motivo de reflexão...!Falhei ingenuamente mas falhei! E agora,pergunto eu!...Qual a próxima postura a adoptar?!
    Baixo as minhas armas,não quero guerrilhar mais!...

    ResponderEliminar
  2. Desculpa,mas tive que escrever esta no meu ... :)
    Falta de originalidade eu sei,mas pode ser que sirva de recado :)

    ResponderEliminar
  3. Ingenuamente falhámos...Ingenuamente perdoámos...Ingenuamente amámos...Ingénuamente chorámos...Mas hoje não é ingenuamente que lhes devemos dizer " Obrigado"...

    ResponderEliminar