quarta-feira, 14 de julho de 2010

A "Nossa" Liberdade


Porque hoje é o Dia Mundial da Liberdade de Expressão, podia, belamente, escrever o que me passasse pela cabeça, sem preocupações com a escrita ou com o vocabulário, pois não teria razões para ser censurada, mas como o 25 de Abril já passou há muito, já lá vão 36 anos, e a censura não se extinguiu, posso faze-lo sempre que me apetecer, independentemente disso, serei sempre vista aos olhos de cada um.
Mas, embora goste de provocar mentalidades, a classe fica sempre bem, sobretudo a uma senhora, não descuidando por isso a forma como pronuncio o que quer que seja.
Mas voltando ao tema da liberdade, li estas frases, cujo autor é Vergilio Ferreira e deixo-vos com elas, pois darão que pensar, tal como me aconteceu a mim.

Diz NÃO à Liberdade que te oferecem, se ela é só a liberdade dos que ta querem oferecer (...)”

Diz NÃO à verdade que te pregam, se ela é a mentira com que te ilude o pregador (...)”

E é do NÃO ao que te limita e degrada que tu hás-de construir o SIM da tua Dignidade (...)

Em suma, a liberdade é o poder dizer NÃO e SIM, poder pensar ou ser inconsciente, é poder errar e reconstruir, é poder acreditar e duvidar, é poder escolher e ficar inato, é poder querer sonhar e acordar, é o poder e não poder...
A liberdade é a sinergia com o homem para a auto-afirmação do Ego, dando autonomia à racionalidade do sujeito.
Contudo, conclui-o que a liberdade não significa independência e é preciso coerência para não deixarmos que aquilo que possuímos nos acabe de possuir, porque a nossa liberdade também depende da liberdade dos outros...




HEsteves

Sem comentários:

Enviar um comentário