segunda-feira, 17 de maio de 2010

FAZES_ME FALTA

Sinto a luz do teu sorriso em incisões mínimas sobre a minha pele. Sei que estas aqui – mas porque não me falas?”

Eras um solitário convicto quando te conheci, mais solitário ainda te deixei.

Deixei de te telefonar para poder amar-te como dantes, fazer de conta que te tornaras invisível mas continuavas ao meu lado.”

“ Era tão teu amigo que era também o teu inimigo assanhado – sempre à espera de mais e melhor de ti.”

“ Abro incandescências nos teus sonhos – sempre os conheci melhor que tu. Pelo menos acreditava neles – na tua capacidade de seres esse sonho de ti”.

Ressonas. (…) A boca escancarada, um fio de saliva molhando a almofada … a carne flácida em redor do umbigo, subindo e descendo ao som da musica cava do teu sono. Os dedos amarelados pelos cigarros, os olhos desaparecidos atrás do sono. Sobrancelhas hirsutas, desalinhadas.”

A capacidade que tínhamos de estar em silêncio, a ler lado a lado por mornas tardes alentejanas. Ou de nos lembrarmos ao mesmo tempo da mesma frase. Ou de, num só olhar, trocarmos um discurso claríssimo sobre alguém.”

Porque é que toda a gente quer à força fazer-me feliz? Recebo avisos sucessivos: se não sair de casa, se não me despir do silêncio que tu me deixaste, se não aprender a esquecer, todos se esquecerão de mim. Ficarei sem amigos, (…), sem o calor humano que não soube merecer. Ora eu estou-me nas tintas para os calores merecidos. Ao contrário do que por ai ouço, a amizade não se merece.”

“ Soubeste manter sempre essa inocência que permite à boa vontade o trabalho do possível.”

Riu-se, fez-me uma festa na cara, pegou-me na mão e conduziu-me pelos degraus.”

Nunca consegui encontrar o campo de travagem de tristeza. Morri muito para não morrer. Na tristeza encontro ainda o bafo reconfortante da vida. Já não sei o que é ter frio, nem calor, nem dor – mas permaneço triste, por isso existo.”

Que amizade é essa que precisa de destruir as outras para existir?”

Dá-lhe o sorriso que eu te dei. Merece o nosso amor, o amor que te deixo em herança, o amor gasto, oiro velho da beleza que não passa.

“ Descobri em ti aquilo que era para além de tudo o que ia sendo. Esta amizade não conhece os limites da perfeição ou da desistência.”

"Fazes-me Falta", Inês Pedrosa

Sem comentários:

Enviar um comentário